Skip to content

O que é Incubadora

O consultor e proprietário da empresa Gescon Consultoria e Assessoria Empresarial, Juliano de Azevedo Valentini (36), formado em Administração de Empresas pela Universidade de Franca, Licenciado em Gestão pela FATEC de Americana e professor do curso técnico de Administração da ETEC Antônio de Pádua Cardoso, e também gerente da Incubadora de Empresas de Batatais, projeto de parceria da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Batatais e SEBRAE-SP, explica:

1 – O que é Incubadora de Empresas?

É um programa de assistência temporária a empresas nascentes que foi criado através da parceria entre ACE – Associação Comercial e Empresarial de Batatais, SEBRAE/SP – ER Franca e Prefeitura de Batatais, por acreditarem que a sobrevivência das micro e pequenas empresas depende, principalmente, do apoio que receberem na sua fase inicial. O risco de fracasso do empreendimento diminui quando há uma estrutura capaz de ajudar os futuros empresários até a consolidação de sua posição junto ao mercado consumidor.

2 – Qual sua função na Incubadora de Empresas?

É a de gerente. Dentre as diversas atribuições é de responsabilidade do gerente a coordenação e operacionalização da Incubadora para proporcionar um ambiente de apoio ao desenvolvimento das empresas visando sempre a geração de resultados.

3 – Quais os objetivos da Incubadora de Empresas?

a) Oferecer condições para aumentar as chances de sucesso de novas empresas
b) Introduzir novas empresas no contexto socioeconômico
c) Desenvolver empresas competitivas
d) Gerar empregos
e) Fortalecer a economia local
f) Formar empreendedores
g) Promover a inovação tecnológica
h) Formar empreendedores sintonizados com as exigências de competitividades em uma economia globalizada
i) Gerar renda

4 – O que é oferecido pela Incubadora?

Ela oferece aos empresários além de infra-estrutura, serviços de apoio tais como: orientação jurídica, no gerenciamento de negócio, na comercialização e exportação dos produtos; assessoria e consultorias em gestão (finanças, vendas, produção, recursos humanos e outros) e na busca de novas tecnologias e informações técnicas; outros serviços conforme a necessidade do empresário e perfil do empreendimento.

5 – Como funciona a Incubadora de Empresas?

A Incubadora é um imóvel dividido em módulos que servem temporariamente as novas empresas e uma ampla área com setor administrativo, copa e cozinha, sala de reuniões e treinamento, recepção, área de lazer e instalações sanitárias.

6 – Como ocorre o processo de seleção de empresas?

A Administração da Incubadora de Empresas identifica através do seu controle interno e diretrizes do convênio a disponibilidade de vagas para novas empresas. Diante desta disponibilidade é dado inicio ao processo formal, que contará com a publicação de um edital na imprensa local e amplamente divulgado entre as instituições parceiras. No edital constará informações quanto a participação e roteiro para apresentação de proposta que será analisada pela gestora e gerencia da incubadora e por um comitê técnico que pré-seleciona os candidatos. Os pré-selecionados são encaminhados para uma capacitação para elaboração dos planos de negócios que serão apresentados na fase final. Nesta fase os planos são analisados por um comitê formado por especialistas e referendados ao conselho da incubadora para homologação e aprovação final. Após a aprovação os empreendedores serão convocados para assinatura do contrato de uso compartilhado e passam a receber todo o apoio da incubadora.

7 – Qual o tempo de permanência das empresas?

É de 24 meses com possibilidade de prorrogação de 12 meses caso seja verificada a necessidade e aceita pelo conselho gestor.

8 – Onde está localizada a incubadora de empresas de Batatais?

Na Av. General Osório, n.° 1325, no Distrito Industrial de Batatais- SP. Para mais informações os interessados podem entrar em contato no endereço acima, pelo telefone (16) 3761-1671 ou via email: incubadora.batatais@com4.com.br

Fases do edital
1ª etapa:
Formação de Empreendedores
2ª etapa:
Elaboração de Plano de Negócio
3ª etapa:
Avaliação prévia dos projetos
4ª etapa:
Entrevista com os candidatos
5ª etapa:
Avaliação por consultor terceirizado
6ª etapa:
Parecer do conselho consultivo
7ª etapa:
Elaboração de contrato compartilhado

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: